• s-facebook

Tel: 51-99327.3605

E-mail: neusafariasferreira@gmail.com

Rua Xavier Ferreira, 18

Auxiliadora - Porto Alegre/RS

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

April 10, 2014

  • O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA?

 

É um método de massagem altamente especializado, feito com pressões suaves, lentas e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático.Tem por objetivo aprimorar as funções essenciais do sistema circulatório linfático através de manobras precisas que o acompanhem, não sendo necessária a compressão dos músculos.

A drenagem linfática traz vários benefícios ao organismo, como redução de: edemas linfáticos, inchaços, celulite, retenção hídrica, preparação do tecido para procedimentos cirúrgicos em geral e na recuperação de pós-operatórios.

Proporciona aumentando da diurese e, conseqüentemente, uma maior eliminação de toxinas, devolvendo equilíbrio ao organismo. Essa pressão leve e intermitente deve ser realizada de forma cadenciada, seguindo sempre o sentido fisiológico da linfa.

 

  • O QUE É LÍQUIDO LINFÁTICO?

 

Quando o líquido entre as células, fora dos vasos, passa por dentro dos capilares linfáticos, recebe a denominação de linfa. A linfa é similar ao sangue embora livre de glóbulos vermelhos e apresentando uma composição semelhante a do plasma sanguíneo. É composta por uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais. O corpo humano tem mais de 10 litros de linfa (aproximadamente 16% do peso corporal).

 

  • QUAL É A FUNÇÃO DA LINFA?

 

A via linfática tem grande importância no transporte de proteínas de alto peso molecular dos tecidos para os vasos e cumpre um papel insubstituível no transporte de algumas substancias pela circulação capilar. Outra função importante é a imunológica, durante o seu trajeto pelos linfonódos (gânglios) é enriquecida por células com função imunológica. Funciona como uma verdadeira “lixeira” do organismo.

 

  • QUE TIPO DE PROBLEMA A DRENAGEM LINFATICA PODE MELHORAR?

 

Melhora alguns tipos de edema e auxilia como coadjuvante no tratamento da celulite, já que, otimiza a drenagem da linfa e do sistema circulatório em geral. A Drenagem Reversa é a indicada no pós-cirurgias estéticas, pois acelera a recuperação evitando fibroses e amenizando edemas pós-cirúrgicos.

 

TÉCNICAS:

 

Dentre as mais variadas técnicas, já conhecidas, como as de Vodder, Foldi e Leduc contamos atualmente com o Avanço da Drenagem Linfática - TERAPIA VACUUMLINFATICA MANUALE - desenvolvida pela Dra. Maria Inês Fernandez (ITA). A solução para problemas estéticos: cicatrizes, fibroses, gordura localizada, aderências, varicoses, celulite flebológica e hormonal.

 

Esperamos, com a apresentação deste tema, ter lhe despertado o interesse em aprimorar seus conhecimentos nessa técnica tão importante e de extrema responsabilidade.

 

Profa. Neusa Ferreira.

Especialista em Drenagem Linfática

Please reload

Featured Posts

QUER ADIAR O ENVELHECIMENTO FACIAL?

August 29, 2016

1/7
Please reload

Recent Posts

November 5, 2018

September 17, 2015

Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now